Nas últimas décadas, diversos estudos no campo da neurociência, psicologia cognitiva e economia comportamental, trouxeram conhecimentos que impactam diretamente o Direito, surgindo a nova disciplina chamada Neurodireito (Neurolaw).
O curso tem como finalidade apresentar ao estudante e profissional do Direito conceitos introdutórios dessa instigante disciplina, através de uma contextualização histórica e apresentação dos principais vieses e heurísticas e seus impactos no processo de decisão. Ainda, serão abordados temas como preconceito implícito; ruídos e falhas no julgamento; indução de comportamento e incentivos (Nudges) e provas dependentes da memória humana e psicologia do testemunho.
Ao final, será abordado sobre a relativização do conceito de livre-arbítrio ao longo da história.
Além de ser uma disciplina fascinante e com clara interação em diversos campos do Direito, tais conteúdos serão cobrados nos próximos concursos da Magistratura, sendo imprescindível a atualização tanto dos concurseiros quanto dos profissionais do Direito, para que se adéquem à nova realidade.
O presente curso é composto por 06 aulas, e será disponibilizado até o final de 2021. Confira abaixo a marcação das aulas já disponíveis.
Daniele Liberatti Santos Takeuchi, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná, Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional do Poder Judiciário (Enfam). Professora da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e do CEI Acadêmico.
Ver mais cursos deste professor(a)